O açúcar amarelo é mais saudável?

Existe uma grande variedade de açúcar disponível no supermercado hoje em dia. Existe muitos mitos sobre as diferenças no açúcar e talvez consigamos esclarecer uma coisa ou outra.

Primeiro, o que engorda é aquilo que você come, não a quantidade de calorias que contém. Por isso, qualquer açúcar que diga que tem menos calorias está a tentar vender-se sob a premissa de que você vai ter algum benefício desse número reduzido de calorias, o que é uma mentira. Não importa a quantidade de calorias que ele possa ter, não é isso que torna o açúcar nocivo, é o fato de ser feito de glicose e frutose, e a frutose é altamente tóxica, produzindo hiperinsulinemia e gordura, principalmente no fígado. Na prática, esses açucares Light são feitos de uma mistura de açúcar com edulcorantes não calóricos, os famosos adoçantes.

O processo

Depois de se retirar o sumo da cana de açúcar, retira-se a matéria sólida , evapora-se até a sua cristalização, naquilo que é ainda chamado de massecuite, uma mistura de cristais de açúcar com xarope. Esta será centrifugada até se obter melaço e açúcar não refinado (raw sugar). O melaço passará pelo processo de fervura, cristalização e centrifugação mais algumas vezes até não ser mais rentável tentar retirar mais açúcar dele. O que sobra é utilizado para a produção de alimento para gado ou na para a produção de bebidas alcoólicas, como o rum, por exemplo.

O açúcar que vai sendo obtido após cada sequência de fervura, cristalização e centrifugação é cada vez mais escuro: o mais claro é o Demerara, depois o mascavado claro e por último o mascavado escuro. Daqui serão enviados aos produtores de açúcar, separados ou misturados, para serem refinados nas suas fábricas até se conseguir o açúcar branco que todos conhecemos.

Resumindo

1- O açúcar amarelo não traz nenhum benefício em relação ao açúcar branco, pois é obtido através da adição de melaço ao açúcar branco já refinado. É um mito que seja mais saudável. Supostamente deveria constar nos ingredientes: açúcar de cana, melaço. Eu não encontrei essa referência naqueles que encontrei no supermercado.

2- Por razões mais do que óbvias, acredito que não se deve consumir nenhum tipo de açúcar. Nenhum é saudável. Mas , se tiver mesmo que ser, o açúcar mascavado escuro obteve alguns resultados interessantes em alguns estudos, tendo a maior proporção de melaço e nutrientes não muito bem conhecidos, mesmo que não tire os efeitos negativos do açúcar.

3- O açúcar não é essencial na nossa dieta, conseguimos viver sem ele e não há dose recomendada. Se conseguirmos reduzir o seu consumo só teremos benefícios e esses sentem-se muito bem no dia-a-dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *