Açaí

Tendo nascido e vivido no Brasil por muitos anos, não posso deixar de adorar o Açaí.
Se o fruto é desconhecido da maioria das pessoas, mesmo dos brasileiros, a chamada “tigela de açaí” ficou muito famosa a partir de meados dos anos 90, quando acompanhou o boom dos ginásios e academias, estando associado à alimentação saudável como alimento altamente energético.

Açaí-7

Não é alimento para quem quer emagrecer, pelo menos não sem uma dieta pensada a complementar o seu consumo, pois é muito rico em hidratos. O aspecto assusta alguns, mas não deixem de provar. Quantos amigos eu tive que não queriam provar e depois de umas férias no Brasil só queriam saber aonde podiam comer o açaí em Portugal.
A questão é que a polpa do açaí é, naturalmente, importada, e não fica barato comprar e fazer em casa. Eu até tinha desistido de fazer cá em Portugal porque não me compensava, até descobrir esta receita. Aqui só usamos um quadradinho daqueles congelados (sai por volta de 1€) por tigela, o que muda muito as coisas.
E para dizer a verdade, acho bem melhor do que os que são vendidos com xarope de guaraná para adoçar (xarope de guaraná e açúcar, em termos metabólicos vai dar no mesmo). Nós adoçamos com banana. Quanto mais madura, mais docinho fica o açaí.
Não deixem de experimentar esta receita. Vale muito à pena, não fica caro e tem um sabor único que não encontram em nenhum outro fruto.

Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *